domingo, 29 de julho de 2012

Nova Coluna: Momento Otaku

   
   
   Oi pessoas do coração! Hoje eu vim anunciar a primeira (de muitas outras, eu espero) coluna fixa do blog. Agora todas as segundas eu postarei resenhas de animes. O nome da coluna é Momento Otaku. Para quem não sabe, o termo 'otaku' é atribuído popularmente a todo aquele sujeito que é fã de animes. Mas fã mesmo, poser não tem vez no mundo otaku, ok?  
   O conceito de anime é complicado de ser estabelecido. A wikipédia afirma o seguinte:

"Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. " 

   Quem tem algum contato mesmo que não tão íntimo com o mundo das animações japonesas, contudo, sabe que para a comunidade otaku, desenho é desenho e anime é anime. Pela minha experiência (não tão vasta, admito), há realmente uma diferença de padrão entre um anime e outras animações por aí. Além das características físicas prevalecentes nos personagens (que são geralmente bem altos e bem magros, e as garotas têm olhos bem grandes e arredondados), o anime tem uma linguagem própria.
    Mas isso não é difícil de perceber, porque a carga cultural impressa é bastante diferente da nossa (e por nós, digo os brasileiros). Assistir anime é, de certa forma educativo, pois aprendemos bastante acerca dos costumes japoneses e vocabulário de mesma origem.
    Voltando à questão da diferenciação anime e desenho, gostaria de ressaltar que um dos motivos para tal diferenciação é que desenho é mais voltado para o público infantil. O anime não. Alguns chegam mesmo a ter conteúdo proibido para um público mais jovem.


*Então, é isso. Espero que vocês curtam a coluna. Aos otakus que lerem, peço desculpas se cometi algum erro de interpretação. Beijinho, pessoas. 

Para saber mais:
Wikipédia - Anime
Wikipédia - Otaku

Nenhum comentário:

Postar um comentário