sábado, 20 de outubro de 2012

50 tons de conflito

 Não resta dúvida que o livro de E.L.James vem causando um grande rebuliço no mundo literário. Afinal, ela traz a tona um gênero bastante... conflituoso. Do que se trata a literatura erótica? É como o filme pornô, onde o personagem principal, é o sexo? O que se pode esperar de um livro desses? É constrangedor andar na rua e ser reconhecido com um deles? 

  Segundo a wikipédia:
Então... Sabe aquele filme chamado "Amizade Colorida"? Tem um diálogo muito interessante. Estão os dois protagonistas no sofá assistindo um filme romântico. Daí a garota pergunta: Porque não fazem filmes sobre o que acontece após o grande beijo. E o cara  responde: Eles fazem, se chama pornô. Com os livros é a mesma coisa. Tem as grande histórias de amor, onde o ápice é o beijo, e tem os que vão mais além, e levam  os relacionamentos para a cama.
 Não, eles não são como os filmes pornô. Livro é livro e só é bom quando tem uma boa história que o estrutura. Então, ao ler um livro desse gênero, abra a mente e livre-se da vergonha, mas jamais esqueça suas exigências literárias.
  Tenho visto várias pessoas tirando foto com o atual best-seller, e fazendo caretas de constrangimento, o que até fica engraçado, considerando o tom do livro. Isso me fez pensar em uma coisa: o que será que alguém pensaria ao ver uma pessoa lendo esse livro? Uma pessoa que tivesse conhecimento do conteúdo do livro, claro. O fato é: a pessoa vai saber que você está lendo cenas impróprias para menores, e blá blá blá. Mas cabe a você decidir se isso importa ou não. E não deveria importar. Sexo ainda tem as suas de tabu, mas a verdade é: todo mundo faz. Todo mundo pensa, todo mundo comenta. Só que alguns não dão a cara a bater, não admitem. Você é um deles? Esse sim é o x da questão.
 Entrando um pouco mais no assunto, para fazer por entendido o título do post, gostaria de prosear quanto a Anastasia Steele e Christian Grey. Casal complicado, não é? Tive problemas para ler o livro, por já ter lido várias resenhas e ter me deparado com uma comparação da obra com outro best-seller, Crepúsculo. Sim, eu li Crepúsculo, e sim, eu até gostei. Mas há um aspecto do filme adolescente que não me agrada nem um pouco: a melosidade (Fãs, não levem a mal).
  Então pensei: ah, vão colocar um homem e uma mulher, e um amor impossível. Fui lendo, lendo e lendo, e sempre com um pé atrás a medida que o romance foi se estendendo. Mas felizmente, a coisa não foi tão preto no branco como eu pensei que seria. Existem muitos tons dentro disso. 50 tons de conflito.
  Ana tem muito parecido com Bella. Ela é insegura, não acredita que Grey possa se apaixonar por ela. Mas ela tem um diferencial: Ana, apesar de toda confusão que vive, não abre mão do que pensa. Ela vai criando exceções, brechas, para entender melhor quem é esse homem sensual por quem se apaixonou. O mesmo acontece com Grey: apesar de não abrir mão do seu controle, que, bem, é o que ele é, e não dá para mudar, ele se permite viver o que Ana quer.
  Mas são N diferenças em comparação a única coisa que tem em comum: o que sentem um pelo outro. E isso dificulta intensamente seu relacionamento. O bom é que Grey tem a agradável mania de resolver os problemas na cama. Eles acabam não resolvendo nada, mas isso os afasta dos problemas.
  Enfim, tem muito mais envolvido nisso: a infância conturbada de Grey, a sua iniciação ao mundo do sexo dominador pela Mrs. Robbinson, o desconhecimento sexual de Ana, que poderia levá-la a ter o mesmo caminho que o amado, o de ser introduzida a esse mundo bizarro mas sensual...
  Ler 50 tons de cinza não é o maior evento do mundo, mas esse não é um livro qualquer. Ele põe em questão um mundo que alguns preferem deixar escondido. O que escolherá Ana: sentir dor por causa do seu amado, ou sentir dor por causa da ausência dele?
  Só para ressaltar, o nome do segundo livro é  Cinquenta tons mais escuros. Preparemo-nos.

3 comentários:

  1. Cinquenta tons de cinza, para mim foi uma leitura mediana. Mas eu AMEEEEI "Cinquenta tons mais escuros" *-*

    ResponderExcluir
  2. Livro que está dando o que falar,discutido em vários meios culturais.
    Pretendo ler pra tirar minhas conclusões.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O livro é o comentario do ano! Vi muitas resenhas positivas, mas tambem ouvi muitas criticas e fiquei com receio de ler e nao gostar, mas foi bem diferente, eu me envolvi desde a primeira pagina e gostei muito do livro *-* desejando cinquenta tons mais escuros!!
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir