segunda-feira, 7 de abril de 2014

Resenha: O último beijo - Série The Last



Sinopse:
       Jasmim é uma menina, como outra qualquer, que está passando pela adolescência. Ela tem que lidar com diversos problemas, como o fato de sua mãe ter falecido quando ela nasceu e seu pai nunca estar em casa. Porém, sua vida não é só tristeza. Ela tem uma amiga chamada Ana Paula que é aventureira e adora mete-la em confusões. Como se não bastasse, ainda conhece um rapaz: Gabe. Gabe é instável, cínico, genioso e ridiculamente lindo. Diferente dos outros, rapidamente faz com que Jasmim fique atraída por ele. Ela estará disposta a dar o que ele pede em troca?! Qual a relação dele com seus pesadelos constantes?! Será que ela realmente sabe quem são as pessoas que ama?! Conheça essa envolvente historia cheia de aventuras, mistérios e romance!
(retirado do Skoob)



Resenha: 
      Aqui tudo começa com Jasmim, uma garota de poucos amigos e habilidade social. Ela mantém apenas uma grande e fiel amiga, a Ana. E, em mais um terrível começo de ano, Jasmim conta com a ajuda da companheira para amenizar a situação desagradável de voltar a frequentar o colégio. Mas claro, esse não será um ano comum. A começar por Gabe, um dos "dois únicos caras bonitos da escola", segundo Ana. Jasmim não tem o interesse para caras bonitos como as garotas da escola, mas Gabe a atrai de uma maneira muito estranha. O que não chega a compensar de maneira alguma sua personalidade desagradável.
     Alternando o humor entre irônico, rude, charmoso e simpático, é um personagem imprevisível e por vezes odiável. Porém, ele esconde ainda mais segredos. Estes são mais obscuros, e colocarão em risco a vida de Jasmim quando ela descobrir. 
     Ainda que em meio a um cenário cercado de clichês, a autora conduziu bem a narrativa. É fluída e prende a atenção. Pontos pela criatividade em relação aos seres sobrenaturais: são criaturas diferentes do que se costuma ver em livros/filmes do gênero. Os personagens são divertidos e bem delineados. A fala descontraída e típica de adolescentes pertencente a Ana e Jasmim torna a leitura mais real e mais íntima a quem conhece o público. Gabe, por sua vez, é um personagem que não foi bem executado. Ele foi definido na estória como alguém que age de modo grosseiro para se esconder, contudo, mesmo quando os segredos são revelados, ele não se entrega de inteiro. Mas pelo menos, ele protagoniza cenas bastante sensuais e românticas ao lado de Jasmim, então está perdoado.

"Suas mãos me apertaram mais, ele me puxou para mais perto do seu corpo, me entreguei completamente. (...) Isso foi muito melhor que o beijo no bosque, já estava ficando sem fôlego. Paramos de nos beijar, mas continuamos com os corpos colados, ele colou sua testa na minha, estava ofegante. Senti seu peito subir e descer, minhas mãos estavam em suas costas e tive a impressão boba de que isso o impediria de sair. Não sabia o que dizer, qualquer palavra errada e perderia esse momento. Gabe era complicado, mas queria só mais uns minutinhos dessa complicação." 
(página 63)

2 comentários:

  1. Gostei da resenha Mallú. O livro parece ser bem interessante, apesar das ressalvas, e a capa é muito bonita. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Não me interessei pelo livro, achei a premissa dele muito clichê. Entretanto a capa é bonita e sei que muita gente gosta desse tipo de livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir