terça-feira, 27 de maio de 2014

Resenha: Esposa 22




Sinopse:
     Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.
                                                                                                     (retirado do Skoob)


Resenha: 
      Alice é uma protagonista muito cativante. Ela é casada com William há quase vinte anos, e passa por um momento de tédio e afastamento com seu parceiro. Por isso, quando o pesquisador 101, anônimo que foi direcionado para ela em um estudo sobre casamento realizado pela internet, se interessa por sua vida e pelas respostas que ela atribui às perguntas do estudo, ela se sente especial novamente. Mas ela se coloca em uma situação complicada quando o flerte com o pesquisador desconhecido ultrapassa alguns limites.
     É engraçado o modo como Alice se relaciona com a internet. Ela é viciada, pesquisa tudo no google, e até é meio stalker . Acaba sendo seu refúgio, assim como as perguntas do estudo. Acho que o ponto mais importante tocado nesse livro é o da ilusão que o mundo virtual pode oferecer, e como ela pode acabar tirando a atenção da vida real.
      A formatação do livro é muito divertida, dividida pela narração de Alice, as conversas dela com o pesquisador 101, as respostas dela às perguntas do estudo, o seu feed de notícias do Facebook e os pequenos roteiros que ela elabora mentalmente das situações que vive (força do hábito, ela é professora de teatro). Por isso, a leitura é bem rápida e leve, com um humor sutil e um pouco de romance também.
     Em alguns momentos dá vontade de esganar a protagonista, por causa do seu pessimismo e a sua falta de atitude em algumas situações. Mas tudo acaba se desenrolando ao final, mesmo que meio a alguns tropeços. A surpresa que os últimos capítulos guardam ao leitor faz toda a angústia valer a pena. Melanie Gideon fez um ótimo trabalho com Esposa 22.




Nenhum comentário:

Postar um comentário