terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ela disse, Ele disse - Thalita Rebouças



Sinopse:
      Primeiro dia numa escola nova é sempre complicado: a gente se sente um peixe fora d'água. Enquanto todos os outros alunos são (ou ao menos parecem ser) melhores amigos de infância, os novatos ficam pelos cantos, sem jeito, pensando em qual seria a melhor tática de aproximação.
      Mas será que fazer amigos e se adaptar a uma nova realidade é mais fácil para uma menina ou para um menino?
      Este é o ponto de partida de Ela disse, ele disse: Leo e Rosa são dois típicos adolescentes que revelam como passaram pela dureza do primeiro ano num colégio novo.
Amizade, futebol, paixões, ciúmes, bullying e as armadilhas da internet são alguns dos ingredientes que dão sabor a essa história com dois narradores e dois pontos de vista.


Resenha:

         Que garotos e garotas tem linhas de pensamento BEM diferentes, todo mundo sabe. Mas como seria conhecer um pouco dos dois mundos em um situação específica? Thalita Rebouças traduz e conecta essas duas línguas peculiares faladas pela população pré-adolescente feminina e masculina (mesmo que a sinopse aponte os protagonistas como adolescentes, a leitura é bem leve e própria de quem está apenas iniciando nessa fase tão confusa da vida).
         Rosa e Leo são novatos na escola, e acabam se esbarrando na mesma experiência de tentar se enturmar com grupinhos que já foram definidos. Leo, como a maioria dos garotos, encontra sua turma muito rápido, apenas jogando futebol com eles. Rosa demora um pouco mais, mas também faz novas amigas. 
           A partir daí se desenrola uma história entre os dois. Ou será que se enrola? Um conto de amor muito engraçado e contado no ponto de vista dos dois, que se alterna durante toda a leitura. Essa tática de escrita foi ótima, porque atribuiu uma dinâmica maior e mais divertida à narrativa. Podemos ver as prioridades de meninos e meninas, as facilidades de comunicação dos dois (ou não!) Tudo baseado no ela disse, ele disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário