quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Resenha: Melancia



  
Sinopse: 
         Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia de sua iminente separação: "Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito..." Em seguida, dá meia volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo. Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em novelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os pós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, para convencê-la a assumir a culpa por tê-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa... 
                                                                                                    (Retirado do skoob)




Resenha:


         A partir da personagem Claire, recém traída e abandonada pelo marido James, Marian Keyes mostra os diversos lados de uma mulher: o sensível, que imerge C. em um estado de depressão. Aquele momento no qual qualquer pessoa passa, independente do acontecido: querer deitar na cama e não querer mais sair, até que o pesadelo acabe, e você possa dar graças a Deus por ser só um sonho. Mas em algum momento, a situação muda, e o lado irado de Claire toma partido.

    " Pensava em James. E pensava em meu James com outra mulher. (...) Minha reação era atirar um livro na televisão, alguns sapatos na parede ou a mamadeira de Kate pela janela. Qualquer coisa que estivesse à mão ou próxima seria atirada numa superfície adjacente."

        Todos esses lados, essas diferentes crises, caracterizam Claire como um personagem verossímil, uma    mulher real. O livro é muito importante no tocante a lições que devem ser aplicadas no cotidiano. Melancia traz à tona uma questão muito importante na vida de todas as mulheres: o amor próprio. Claire é por vezes infantil, idealista e egoísta, sim. Mas percebe que não deve submeter-se ao que os outros querem e esquecer suas próprias vontades. Pois é. Ela chora, briga, grita, xinga, mas se levanta e segue em frente. 

Um comentário:

  1. Olá! Adorei o blog!!! É lido

    Eu adoro os livros da Keyes!!! Mas Melancia é de fato e disparado o meu preferido!!! Não sei o acontece, mas os livros dela, para mim, tem ao mesmo tempo uma agressividade e uma leveza por parte dos personagens, que me conquista... e quando percebo o livro já terminou e quero mais ^^

    BJUZZZ

    ResponderExcluir