segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Momento Otaku: Nana



   Posso afirmar com certeza que Nana tem um papel muito especial na minha vida. Além de ser o primeiro mangá que eu li, foi também o primeiro anime que assisti.Nana é um mangá/anime shoujo, ou seja, específico para garotas. O shoujo é equivalente ao chick-lit, que é conhecido popularmente como 'literatura de mulherzinha'. O que não quer dizer em momento algum que homens não devam assistir. Não é porque não tem ação que não vale a pena.
  Esse anime conta a estória de duas garotas completamente diferentes que, por ironia do destino, acabam tendo suas vidas cruzadas, e tornam-se grandes amigas. Ambas chamam-se Nana, mas uma é ingênua e romântica e a outra é cética e realista.
  Sim, é tão clichê quanto parece. Mas acaba funcionando. Esse anime traz bastantes reflexões sobre relacionamentos amorosos e amizades, e todo o conceito de liberdade que gira em torno deles. Ele expõe insistentemente paradoxos, e aí que o tal do clichê se torna uma questão bem maior. Por exemplo, a Nana que é toda sonhadora tem uma vida amorosa turbulenta, sofre com bastantes decepções e acaba apaixonada por um cara que não gosta de compromisso. Enquanto sua amiga tem um relacionamento estável com um homem que a ama. Claro que eles tem dificuldades. Ela sofre quando ele viaja para Tóquio para fazer parte de uma banda chamada Trapnest, e até que ela viaje para lá para promover sua própria banda, eles ficam separados. Mas no fim, eles se amam de verdade, e isso abala toda a imagem de resistente que a Nana traz.
   Mas não, nem tudo é esse drama todo. As Nanas promovem também muitas risadas. Além disso, a trama tem outro ponto alto, que é a música. Pelo enredo apresentar a vida dos músicos da banda Blast (banda em que a Nana é vocalista) e da Trapnest, alguns episódios são bastante animados ao som de muito rock n' roll.


*Esses vídeos abaixo são as três aberturas do anime.  O primeiro é a música Rose, do Blast. O segundo é a música Wish, do Trapnest, e o terceiro se chama Lucy, do Blast também.





Leia mais sobre:
Nana, o mangá
Shoujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário