sexta-feira, 11 de julho de 2014

Resenha: Guardiões



        
Sinopse:
      Já parou para pensar de onde surgiram certas lendas? Como são criadas algumas histórias? E que muitas vezes o que nos é apresentado como ficção, fruto da mente criativa de algum escritor, pode ter surgido de uma história verdadeira? Você acredita em vampiros?
     Alice não acreditava. Mas acabou descobrindo que o mundo não era como imaginava. E que mito e realidade se confundem em alguns momentos. Alguns segredos devem permanecer ocultos. Ela não sabia com que estava se envolvendo. Só tinha uma certeza: precisava lutar. Ela jamais será a mesma depois dessa batalha. Suas convicções podem mudar depois de ler este livro.



Resenha:
     Alice Hacker é uma das personagens mais impressionantes que já conheci. A começar pelas primeiras páginas do livro mesmo, em que ela abandona toda a sua vida no Brasil para ficar perto da única família que lhe restou: a sua avó. Pisando pela primeira vez em Londres, ela dá início à aventura da sua vida. Um rapaz vai buscá-la no aeroporto, o que ela acha muito suspeito, já que não havia avisado ninguém de que iria para lá. Mas Edwards é apenas um amigo da sua avó, que esperava por ela para contar alguns segredos que mudarão todas as suas crenças. 
    Acontece que, no final das contas, Alice descobre fazer parte de um legado histórico muito famoso. Ela é descendente de um dos personagens da conhecida obra de Bram Stroker, Drácula, assim como Edwards e Lauren, moça a quem foi confiada a chave da casa que a avó de Alice deixou para ela depois de falecer, dias depois de sua chegada. As novidades a deixam atordoada.

"Não era fácil descobrir que o mundo não era da maneira que eu pensava. Precisava rever meus conceitos, minhas ideias. Sentia como se houvesse um furacão dentro da minha cabeça bagunçando tudo que havia lá dentro. E, por mais que eu tentasse resistir, ele levava tudo o que via pela frente."
(página 66)

      Com a recente descoberta, veio a preocupação. Eles não eram os únicos descendentes por acaso: séculos e séculos de perseguição haviam destruído suas famílias. Os três correm muito perigo ficando em Londres. Mas por sorte, eles contarão com a ajuda de Christiann, um jovem que Alice ocasionalmente conhece, e que conhece muito sobre vampiros porque, bem... Porque ele é um deles. Mas ele se mostra confiável e se propõe a treinar Alice, que dos três mostra a maior força.
     Um dos pontos que mais chama a atenção é a ausência de dramas desnecessários, comum em algumas obras parecidas. A maior parte disso é graças à protagonista, que se mostra bastante intuitiva e racional. Alice sabe atribuir credibilidade por merecimento, e não permite que medos e inseguranças interfiram em sua vida. Na luta contra William Campbell, o responsável pela dizimação dos seus parentes, ela é firme e mantém-se no seu objetivo.
     Monique Lavra construiu uma narrativa atraente, que prende o leitor em uma leitura que acaba mais rápido do que se espera, e deixa com um gostinho de mais. Um sobrenatural impecável, que apresenta um romance bem estruturado e uma pitada de ação. E, acima de tudo, ela faz uma bela releitura de um dos grandes clássicos nas lendas vampirescas. Ou do que pensávamos ser lendas...

 "A única coisa que podíamos ter certeza era de que nosso inimigo era muito poderoso e de que todos antes de nós haviam perecido em suas mãos. E tudo me levava a crer que o mesmo aconteceria conosco." 
(página 114)


Nenhum comentário:

Postar um comentário