sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Resenha: Marcada


Sinopse:
    Bem vindo ao mundo de The House of Night, um mundo parecido com o nosso, exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram.
    Zoey acaba de ser marcada como uma vampira, o que significa o início de uma nova vida, longe de seus amigos e de sua vida atual. Isso se seu corpo suportar o período de  transformação, caso contrário ela morrerá.


Resenha:
      Zoey é uma garota normal, com um quase namorado que vai para festas e bebe demais, e uma melhor amiga que adora fofocas e, bem, não tão amiga assim (não dá para ser mais normal que isso kk). Mas ela nem imagina que enquanto ela está planejando desculpas para não fazer a prova de geometria, a Morada da Noite se prepara para recebê-la como nova aluna. 
        A Morada da Noite é para onde vão os vampiros que são marcados pelo Rastreador. Não, aqui não existem mordidas que trasformam pessoas em seres sombrios e que precisam de sangue para sobreviver. P.C Cast e Kristin Cast estruturam uma figura de vampiros bastante original, e diferente de todas que já vi/li.
        A começar que toda a sociedade humana tem conhecimento dos vampiros. Eles inclusive foram estudados, e não são temidos por ninguém. Muito do pavor criado na figura dos vampiros são apenas clichês. Eles são criaturas da noite, realmente. Veneram a Deusa Nyx, personificação da noite. E a Deusa mostra (mesmo que indiretamente) que tem grandes planos para Zoey.
        Zoey, como qualquer garota entrando em uma escola nova (e também entrando em uma espécie nova), só deseja se encaixar na dinâmica do novo colégio, e se possível conseguir passar pela transformação em vampira. Ao serem marcados e encaminhados à Morada da Noite, os novatos ainda não são vampiros totalmente formados. A escola os prepara para sua vida futura, e em três anos ou eles completam a transformação, ou morrem.
        Apesar da pegada sobrenatural, o livro é bem teen, estilo Malhação com vampiros. A mocinha Zoey conquista seu grupo de amigos (Damien, garoto muito inteligente e gay; Stevie Rae, sua colega de quarto inocente mas muito leal, Erin e Shaunee, duas garotas que apesar de fisicamente diferentes, tem uma sintonia só delas, o que gerou o apelido de gêmeas), desperta uma rixa com a linda loira popular não tão agradável Aphrodite, e se envolve com o ex dela. É incrível como um livro pode ao mesmo tempo evocar tantos clichês, e ser tão original em outros aspectos.
          Um dos pontos mais interessante é o misticismo que é inserido na religião dos vampiros, que além de amar à Nyx, também prestam homenagens aos elementos naturais. Quebra o tabu do vampiro como ser não natural e sanguinário. Apesar de sentir a sede de sangue, é contra as leis beber de humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário