quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Resenha: Quem é você, Alasca? - John Green



Sinopse: 
    Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


Resenha:
   Miles é um cara que está a procura do seu caminho na vida. Nem sua família ou colégio são motivações suficientes para continuar com a rotina que ele leva. Por isso, ele utiliza-se das últimas palavras de um poeta para traduzir o que ele está procurando. Um "Grande Talvez". Mas o que ele encontra no caminho não é apenas um, mas um amontoado de talvezes. E tudo isso em uma pessoa.
    Ao ingressar em um colégio interno, ele se torna colega de quarto de um garoto apelidado de Coronel. E a partir dele, conhece a pessoa sobre a qual a sua girará em torno, nos meses posteriores. A dita cuja se chama Alasca,  e é uma garota que se possa dizer que é, no mínimo, instável.
   Esse é um livro gostoso de ler, com espaço para diferentes reflexões sobre amizade, paixão, relacionamentos, crescimento, identificação, etc etc. A minha leitura foi bem rápida até chegar no ponto alto do livro. Nesse momento, me perguntei se era necessário dar continuidade à narrativa. Mas o autor prevalesceu em seu objetivo, e conseguiu finalizar bem seu trabalho.
   Com um trabalho incrível de estruturação de personagem, John Green adiciona mais um personagem icônico a sua lista. Contudo, apesar do destaque que é dado à Alasca, acho justo comentar que  na minha opinião, o mérito da narrativa é todo de Miles (ou como ele é apelidado, Gordo). Ele se arrisca e acaba encontrando a si mesmo e à vida que ele pertence junto ao novo grupo de amigos.Ele é também o personagem que mais cresce em todo o processo. Enquanto a misteriosa e enigmática Alasca se torna cada vez mais óbvia a medida que seus segredos vão sendo revelados. 
    No entanto, o toque meio "Dom Casmurro" que o autor concedeu ao livro deu um up bem interessante. Fica a dica para quem curte um bom drama e uma boa garota de fases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário