quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Resenha: A probabilidade estatística do amor à primeira vista, Jennifer E. Smith


Sinopse:
    Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Lodres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.


Resenha:
     Uma palavra para esse livro: meigo. Em circunstâncias diferentes, Oliver e Hadley se conhecem a caminho de Londres, ainda no aeroporto, antes do avião decolar. Hadley é a narradora, que conta os trancos e barrancos que está sendo essa viagem, na qual está sozinha, porque ela está indo comparecer ao casamento do pai, e sua mãe (obviamente!) não irá acompanhá-la.
     No entanto, conhecer Oliver dá uma nova perspectiva a ela. Claustrofóbica e anti-casamento, ela acaba se envolvendo e abrindo seus olhos  a um novo ponto de vista. E ela também mexe com a vida de Oliver na mesma proporção.
     Um ponto bacana do livro: não se trata apenas do romance. Parte da narrativa gira sim em torno do surgimento da paixão entre eles, mas outra parte uma parte muito importante  é sobre família, reconciliação e aceitação. Hadley não aceita que o pai case de novo, e não entende porque a mãe aceita tão bem todo o processo. Mas ela enfim entende que por não ser mais casado com sua mãe, ele não deixa de ser seu pai. E é um dos momentos mais bonitos da narrativa.
      Fora isso, toda a questão do destino abordada no livro é bonita, porque mesmo que seja uma tecla batida com firmeza e repetidamente, a autora também mostra o valor de ir em busca do que se quer, sem esperar que  chegue de mão beijada. Hadley e Oliver se conhecem "pelo acaso", mas ambos precisam lutar para fazer o romance prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário