terça-feira, 11 de março de 2014

[DICA DE FILME]: O lobo de Wall Street



       O lobo de Wall Street foi um filme muito aclamado nas premiações que ocorreram no começo desse ano. Ele traz Leonardo DiCaprio no papel de Jordan Belfort, um iniciante de uma corretora em Wall Street. Ele é treinado por Mark Hanna, um figurão da empresa. Mas quando enfim espera receber sua efetivação, acontece uma grande quebra nas bolsas de valores de vários países. Ele precisa então começar de novo, e é nessa nova trilha que ele conquista uma vida totalmente nova. 


      Ele inicia sua própria companhia, ensinando a amigos todas as táticas que havia aprendido no antigo emprego. Ele consegue sucesso, mas não se contenta. E a mesma sede por poder que o colocou no topo, irá também derrubá-lo. Esse é um filme estruturalmente longo, mas não é por isso que ele se torna cansativo. A obra cinematográfica assim o é, porque assume um enredo cíclico, que gira vezes e mais vezes em cima do mesmo conflito: a busca de Jordan por manter um negócio ilegal, ainda que extremamente lucrativo. E as falhas que acabam trazendo a tona as atividades ilícitas da empresa e ameaçando sua existência. Jordan não consegue colocar sua vida no eixo; ele afunda cada vez mais em seus vícios e faz de tudo para mantê-los.


     É incômodo assistir um personagem carismático como ele prejudicar a si mesmo dessa maneira. Ele assume o papel de anti-herói na trama, o espectador é guiado a torcer por ele, apesar de sua conduta deturpada. Apesar do exagero em cenas de sexo e do palavreado de baixo calão, O lobo de Wall Street faz valer as indicações aos prêmios do mundo cinematográfico. 


2 comentários:

  1. Gostei da dica Mallú, mas confesso que este é um filme que não me chama muito a atenção. Achei que ele fosse mais focado em como o Jordan Belfort conseguiu construir sua carreira profissional e não nas devassidões de sua vida. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. QUero assistir esse filme. Não entendo porque o Leo ainda não levou um oscar pra casa ¬¬"
    Mas faz parte... rs

    ótima dica!

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir